segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Licurgo Spínola: “Acredito que Amor e Revolução será um marco na dramaturgia brasileira”

Amor e revolução promete literalmente revolucionar o segmento de novelas no SBT. O ator Licurgo Spínola está no elenco, no papel de um líder da luta armada

Tudo bem que Cláudio Lins e Graziella Schmitt vão fazer o principal par romântico na novela Amor e revolução, no SBT/Alterosa, mas Licurgo Spínola será outro protagonista da trama de Tiago Santiago, que deve estrear em março, reconstituindo o período da ditadura militar no Brasil.

Depois de 16 anos na Globo, ele mudou de emissora para interpretar Rubens, um líder revolucionário da luta armada que tem um romance com Jandira, personagem de Lúcia Veríssimo. A última aparição de Spínola na TV havia sido na novela Tempos modernos, ano passado, na Globo.


Paixão
“Rubens e Jandira vivem uma paixão intensa”, conta Spínola. “Sonham em construir uma família, mas seu ideal revolucionário é muito forte”, continua. “Os dois vivem à beira de um abismo, enfrentando o perigo. Cada beijo deles pode ser o último. Eles são a síntese da novela, são amor e revolução. O título do folhetim, aliás, é uma fala do meu personagem”, revela o ator.

Spínola adianta que o telespectador o verá em muitas cenas de ação. “O Rubens vai protagonizar sequências com perseguições, assaltos, sequestros”, avisa. Para se preparar, o ator, que antes de ingressar na carreira artística foi tenente-dentista do Exército por um ano, fará um treinamento. “A vida militar não é exatamente novidade para mim. Vou relembrar o que já aprendi.”

Ler bastante também faz parte da preparação de Spínola para o papel. Na bibliografia do ator, aparecem obras como Abaixo a ditadura!, de Cláudio Martins; e Confesso que peguei em armas, de Pinheiro Salles. “Lendo, fiquei impressionado com o grau de crueldade dos militares e com a resistência dos que lutavam contra a ditadura. É esse sentimento, de morrer pela liberdade do país, que eu busco para construir o Rubens”, revela.

A expectativa para a estreia no SBT é a melhor possível, garante o experiente ator. “Acredito que Amor e revolução será um marco na dramaturgia brasileira. Vamos tirar o véu desse período negro da história do nosso país”, afirma. “Acho que o público ficará curioso para saber mais sobre a história”, conclui.

GLOBO RECUSOU O PROJETO – A ideia de fazer uma novela que tivesse como objeto central a ditadura brasileira surgiu na cabeça de Tiago Santiago há mais de 10 anos, quando ainda era da Globo. Em 1997, chegou a apresentar a proposta de Amor e revolução à direção da emissora, mas não vingou. Talvez, agora, este seja o melhor momento para que a história aconteça.

Tiago Santiago diz que o folhetim vem com a missão de revolucionar o segmento de novelas do SBT. “Estamos com a expectativa muito grande para emplacar este sucesso. Minhas novelas originais conseguiram atingir a liderança no Ibope, ficando até à frente do Jornal Nacional”, torce Santiago.

“A gente tem todos os mecanismos para fazer um grande trabalho”, afirma Sérgio Madureira, produtor-executivo de Amor e revolução. Madureira, com 33 anos de experiência em novelas e especiais da Globo, mostrou a que veio ao organizar um workshop – com direito a tiros e atores vestidos de soldados – para todo o elenco, com ex-presos políticos. Tudo para dar mais bagagem à equipe. Também egresso da Globo, lá está o diretor Reinaldo Boury.

Para fugir, outra vez, de prática que tem se tornado regra na rede de Silvio Santos, a nova novela não será obra fechada: a estreia está prevista para o fim de março e, portanto, aberta a ajustes e adaptações ao gosto do freguês/audiência. O horário de exibição, a partir das 22h, foi definido justamente em função da liberdade em mostrar toda a violência que se julgar necessária para o contexto e, de quebra, evitar o confronto com a faixa nobre da Globo.

Por tratar-se de um tema que tende a gerar polêmica, a equipe de Amor e revolução tem se esmerado nos detalhes. Santiago recomendou aos atores que evitem os “cacos” (improvisos), para não correr o risco de melindrar qualquer personagem da história. Ao fim de cada capítulo, pessoas que vivenciaram o período são convidadas a dar o seu depoimento – como acontecia em Viver a vida, novela da Globo. A produção ainda tenta que a presidente Dilma Rousseff dê seu testemunho. Mas Boury, o diretor, avisa: “Quem quiser falar alguma coisa contra, o canal está aberto e pode se manifestar também”.

Data: 31/01/2011

Fonte: Jornal Estado de Minas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Primeiras cenas de Amor e Revolução são divulgadas


Na noite desta quinta-feira (27), o diretor de programação do SBT, Leon Abravanel, postou no twitter uma foto da cena editada, da novela Amor e Revolução. Pelo que dá para perceber alguém é torturado numa cadeira elétrica. Leon se diz impressionado com as cenas da novela. Amor e Revolução tem estreia prevista para o começo de abril, e conta no elenco nomes como: Claudio Lins, Graziella Schmitt, Thaís Pacholek, Lúcia Veríssimo, Licurgo Spínola e Patrícia de Sabrit.


Data: 29/01/2011

Fonte: Portal Bron

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Golpe de Estado no Brasil em 1964

A partir desta semana, o Blog do Ator Licurgo relembrará um trecho negro da história recente brasileira, que será tema da próxima novela do SBT, "Amor & Revolução", a Ditadura Militar.

Os "anos de chumbo", como ficou conhecido este período onde os direitos civis foram cerceados para muitos brasileiros,na sua maioria jovens, estudantes, que buscaram através de organizações civis, partidos políticos, manifestações e nos casos mais extremos, na luta armada, a volta do regime democrático no Brasil.
Vídeos de Referência sobre o período.

História - Regime Militar - Boris Fausto - Parte 1 - 3

O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado. Todavia, para a maioria dos militares, chamar o golpe de Revolução de 1964 estaria associado à ideia de futuro, de esperança e de um tempo melhor, algo prometido para a população, devido à corrupção que alegavam existir no Brasil. Este golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN).

Jânio renunciou ao
mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e quem deveria substituí-lo automaticamente e assumir a Presidência era João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Porém este se encontrava em uma viagem diplomática na República Popular da China. Militantes então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista.

Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango,
Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser chefe-de-Estado.

Em 1963, porém, houve um
plebiscito, e o povo optou pela volta do regime presidencialista. João Goulart, finalmente, assumiu a presidência da República com amplos poderes, e durante seu governo tornaram-se aparentes vários problemas estruturais na politica brasileira, acumulados nas décadas que precederam o golpe e disputas de natureza internacional, no âmbito da Guerra Fria, que desestabilizaram o seu governo.

O ditador de
Cuba, Fidel Castro, vislumbrou expandir sua revolução no Brasil, inicialmente, usando as Ligas Camponesas de Franciso Julião. Posteriormente, propiciou treinamento militar em Cuba para brasileiros selecionados pelas organizações terroristas, capazes de desencadear ações de guerrilha urbana e rural. Além do apoio político, ajudou com dinheiro e armas.[1]
O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos da América. O regime militar durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves.

Data: 26/01/2011

Fonte: Wikipédia - Enciclopédia Livre

domingo, 23 de janeiro de 2011

Amor e Revolução será a primeira novela a se passar na Ditadura

Estreia em breve no SBT a novela "Amor e Revolução", escrita por Tiago Santiago e dirigida por Reynaldo Boury.
A trama será a primeira na televisão brasileira a se passar inteiramente na época da Ditadura Militar, entre as décadas de 60 e 70.
Para que tudo saia perfeito, os atores participaram de um workshop com pessoas que viveram na pele a Ditadura, além de fazer um treinamento militar que dará ainda mais veracidade à trama.
Graziela Schmitt, Claudio Lins, Lúcia Veríssimo, Patrícia de Sabrit, Luciana Vendramini e Licurgo Spínola são alguns do nomes que integram o elenco da novela.
Data: 19/01/2011
Fonte: SBT Notícias

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Visitem o Canal do Youtube do Ator Licurgo

Visitem o Canal do Youtube do Ator paranaense Licurgo Spínola. Basta acessar o link http://www.youtube.com/AtorLicurgo e conferir algumas atuações dos mais de 20 anos de carreira do ator na televisão e no cinema.

Data: 18/01/2011

Assessoria de Imprensa Ator Licurgo

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dicas Culturais Curitiba-Rio-São Paulo - Semana de 17/01/2011 a 23/01/2011

Dicas Culturais Curitiba-Rio-São Paulo

Cinema

Título: O Garoto de Liverpool

País: Reino Unido


Sinopse: Com quatro indicações ao Bafta (considerado o Oscar do cinema britânico), e a proposta de explorar a parte da história que ainda não foi contada, O Garoto de Liverpool apresenta a trajetória do adolescente John Lennon (Aaron Johnson), um jovem solitário, com dificuldade de integração nos colégios onde estudou e que sonha em ser como o ídolo do rock Elvis Presley. Abandonado pela mãe Julia (Anne-Marie Duff), John é criado por Mimi (Kristin Scott Thomas), a tia autoritária com quem vive na agitada Liverpool pós-guerra. Na tentativa de encontrar seu lugar no mundo, o jovem descobre que o rock n'roll é uma ótima alternativa para expor seus dilemas e energia. É ao lado do amigo Paul McCartney (Thomas Sangster), com quem tem uma forte sintonia, que decide montar uma banda de rock - sem saber que em pouco tempo fariam sucesso em todo o mundo como integrantes da banda The Beatles.O filme, que tem início quando o tio de John morre, passando pela formação da primeira banda do futuro astro do rock, se encerra com a ida dos garotos para Hamburgo, Alemanha, onde a carreira definitivamente inicia. Todos os momentos, é claro, sempre acompanhados por muita música e determinação. A cinebiografia que marca a estreia da artista plástica Sam Taylor Wood na direção de um longa-metragem, é baseada no livro Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon, escrito por Julia Baird, meia-irmã do cantor.

Elenco: Kristin Scott Thomas, Thomas Sangster e Aaron Johnson.

Local: Rio de Janeiro (Estação Botafogo) - Rua Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo

Fone: (21) 2226-1988.

Trailler Oficial: http://www.youtube.com/watch?v=jWG0t1BQf8Y


Teatro

Título: Nossa Cidade

Sinopse: “Nossa Cidade” entra em cartaz no teatro Lala Schneider de 14 de janeiro a 27 de fevereiro. Escrita em 1938 por Thorton Wilder, a peça recebe a direção de Marino Jr. e conta a história do cotidiano de uma pacata cidade do interior dos Estados Unidos. Os moradores da cidade mantêm uma vida simples, mas suas histórias geram sérias reflexões sobre o comportamento humano, como casamento e morte. O espetáculo tem uma linguagem de meta teatro e a história é conduzida por dois diretores de cena que definem aos atores o seu posicionamento no palco e ordem dos fatos.

Diretora: Marino Jr.

Elenco: Rogério Bozza, Simone Klein, Jader Alves, Sonia Bacila, Anna Rafaela Bacila, Erick Alessandro e Joel Vieira

Local: Teatro Lala Schneider - R. Treze de Maio, 629, Centro, Curitiba

Contato: (41) 3232-4499 e (41) 3232-8108


Música

Título: Ney Matogrosso

Sinopse: Ney Matogrosso sobe aos palcos para apresentar o show da turnê de seus CD e DVD Beijo Bandido. A apresentação mergulha em uma atmosfera de recital como contraponto à sonoridade roqueira de seu projeto anterior.
No repertório estão ainda pérolas do cantor e de alguns amigos como Tango para Teresa, De cigarro em cigarro, Segredo, A Bela e a Fera e Nada por mim.

Local: HSBC - Brasil - R. Bragança Paulista, 1281 - Santo Amaro - São Paulo - SP

Data: 18/02/2011

Informações: (11) 2163-2120

sábado, 15 de janeiro de 2011

Militantes no período da ditadura compartilham experiências com elenco de 'Amor e revolução'

SÃO PAULO - "Não somos vítimas, nem heróis. Somos sobreviventes. Queríamos mudar o mundo e arrisco dizer que ainda quero". A frase de Ana Bursztyn Miranda, que lutou contra a ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985, vai ecoar pelos próximos meses emtre o elenco e a equipe da nova novela do SBT, "Amor e revolução", com estreia prevista para março. Assim como Ana, outros 12 integrantes da resistência nos Anos de Chumbo deram seus depoimentos num workshop de preparação que durou mais de 20 horas, semana passada. Suas histórias de luta, prisões, tortura, amor e juventude levaram o elenco às lágrimas e traçaram um panorama da diversidade de pessoas que sofreram e lutaram contra a ausência da democracia.

A força dos relatos também impactou Tiago Santiago, que escreve a trama com a colaboração de Miguel Paiva e Renata Dias Gomes. Os depoimentos estão sendo gravados e serão exibidos ao final de cada capítulo. Santiago contou que escreve a novela como "uma história real com personagens fictícios".
- Esse período me fascina por causa dos radicalismos, tanto de esquerda quanto de direita - explica o autor, comemorando o horário previsto para a novela (após as 22h) e o fato de que será exibida ao mesmo tempo em que é escrita e gravada, coisa inédita no SBT, permitindo ajustes ao longo dos oito meses de exibição.
Os protagonistas são Claudio Lins e Graziella Schimitt: ele, José Guerra, um militar, e ela, Maria Paixão, uma guerrilheira, viverão um amor impossível. Guerra vai desertar do exército para se juntar à luta armada, assim como fizeram na vida real Carlos Lamarca, Onofre Pinto e Carlos Eugênio Paz. Entre os guerrilheiros, estão também Lúcia Veríssimo, como Jandira, e Licurgo Spínola, como Batisteli.

A repressão será representada por Jayme Periard, como o delegado Aranha, e Nico Puig, no papel do general Filinto Guerra. Luciana Vendramini será Marcela, uma advogada que luta pela libertação de presos políticos. "Amor e revolução" terá ainda núcleos de jornalistas e artistas, mostrando formas pacíficas de resistência.
Santiago contou no workshop que planeja localizar o folhetim no período histórico que vai de 1964, ano do Golpe Militar, a 1972.
- Em 1972, eu estava presa. Todos estávamos ou presos, ou morrendo, ou exilados. Assim vai ficar uma história muito triste - protestou Ana.

Diante dos protestos, Santiago cogita incluir um epílogo para mostrar finais felizes. O diretor da novela, o experiente Reynaldo Boury, em seu primeiro trabalho no SBT, já recebeu 26 capítulos e começa as gravações nesta segunda-feira.
- Tem muita ação e tortura. Refletem os depoimentos que ouvimos - diz Boury, que planeja ser sutil nas cenas violentas: - Vamos mostrar o que vai acontecer, não o que está acontecendo, para poupar o público.

Foi a primeira vez que o SBT realizou um workshop para preparar o elenco de uma novela. Chamou a atenção dos atores o clima de camaradagem entre os palestrantes.
- Jamais vivi um momento de tanta união como no período em que lutávamos contra a ditadura - contou Carlos Russo Jr., ex-líder estudantil e integrante da Ação Libertadora Nacional (ALN).
Russo lembrou sua falta de intimidade com armas quando ingressou na luta armada. Na primeira vez em que pegou num revólver de calibre 38, levou-o ao banheiro da casa de seus pais. Engatilhou a arma e não sabia depois como desengatilhá-la.
- Se disparasse, meu pai ia me matar - lembrou ele, demonstrando ter mais medo do pai do que dos torturadores e arrancando risos da plateia.
A prisão do jornalista Alípio Freire, ex-militante da Ala Vermelha (grupo de luta armada dissidente do PC do B) renderia uma cena tragicômica.
- A cueca slip era novidade. Eu e um amigo havíamos comprado. Quando éramos presos, nos obrigavam a tirar a roupa. Os militares viram minha cueca e disseram: "Olha só a calcinha preta deste terrorista". Outro comentou: "É igual à vermelha do que prendemos ontem". Foi assim que soube que meu amigo também tinha caído - lembrou Freire.

Data: 09/01/2010
Fonte: Revista da TV – O Globo
Link da Notícia:
http://oglobo.globo.com/cultura/revistadatv/mat/2011/01/07/militantes-no-periodo-da-ditadura-compartilham-experiencias-com-elenco-de-amor-revolucao-923450286.asp

Escalação

Licurgo Spínola e Joana Limaverde assinaram contrato com o SBT. Os atores integram o elenco de “Amor e Revolução”, novela de Tiago Santiago que tem previsão de estreia para março de 2011. Licurgo interpreta um líder revolucionário da luta armada e faz par romântico com a personagem de Lúcia Veríssimo. “Ele é um dos estrategistas que organiza sequestros e roubos. É um dos subversivos mais procurados pelos militares”, define. Joana Limaverde vive Stela Lima, uma atriz de um grupo teatral que tem simpatia pela vida de guerrilheira. “Ela passa a ser procurada pelos torturadores. Depois de um tempo, vai se refugiar em uma comunidade hippie, onde vive um triângulo amoroso”, adianta.

Data: 22/12/2010
Fonte: Diário do Norte - Canal Zap - Natal - RN
Link: http://tribunadonorte.com.br/noticia/gala-popular/168166

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dicas Culturais Curitiba-Rio-São Paulo - Semana de 10/01/2011 à 16/01/2011

Dicas Culturais Curitiba-Rio-São Paulo

Cinema

Título: Vincere

País: Itália e França

Sinopse: "Vencer" descreve a história pouco conhecida da amante de Benito Mussolini, Ida Dalser. Os dois se envolvem em Milão, antes de ele se tornar um famoso ditador. Encantada com o militante socialista, Ida vende suas posses para ajudar na criação do Partido Fascista. Os dois têm um filho e, em 1942, Mussolini a manda para um hospício, onde ela permanece até morrer.
Diretor: Marco Bellocchio

Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi, Corrado Invernizzi, Fausto Russo Alesi, Michela Cescon, Pier Giorgio Bellocchio e Paolo Pierobon, entre outros.


Local: Curitiba (CinePlex Batel) - Al. Dom Pedro II, 255, Batel, Curitiba.

Teatro


Título: Dois Jogos: Sete Jogadores


Sinopse: A partir deste domingo (9), o Instituto do Ator recebe o espetáculo Dois Homens: Sete Jogadores. A peça é interpretada por dois atores e duas atrizes do Studio Stanislavski, sendo que o sétimo jogador é o espectador, que assiste a uma reflexão sobre os universos feminino e masculino dividida em duas partes. Na primeira parte, os atores apresentam Filho Homem (foto), um embate verbal entre pai e filho, com trechos de dois textos autobiográficos de Heiner Muller (Pai) e, de Franz Kafka (Carta ao Pai), na Sala Stanislavski.

Diretora: Celina Sodré

Elenco: Carol Caju, Davi de Carvalho, Evelin Reginaldo, Pôla Neves, Tuini Bitencourt e Vandré Silveira.


Local: Instituto do Ator - Rua da Lapa, 161 Lapa - Zona Sul

Contato: (21) 2221-8040


Música

Título: Oswaldo Montenegro

Sinopse: O cantor e compositor, Oswaldo Montenegro, apresenta o show Canções de Amor, inspirado no lançamento de seu último álbum de mesmo nome. O repertório traz canções como Por Descuido ou Displicência, Aos Filhos de Áries, Estrada Nova, Tempo das Águas, Cigana, Léo e Bia, entre muitas outras.


Local: Citibank Hall - Av. dos Jamaris, 213 - Moema - São Paulo - SP

Data: 14/01/2011

Informações: (11) 4003-5588

Licurgo Spínola deixa Globo e vai para SBT

Ator está na próxima trama da emissora paulista, Amor e revolução, na qual interpreta um guerrilheiro durante a ditadura militar no País


Após 16 anos na Globo, Licurgo Spínola está de casa nova. O ator, cuja última aparição na TV foi na novela Tempos modernos (2010), assinou contrato com o SBT e será um dos protagonistas de Amor e revolução, novela de Tiago Santiago que deve estrear em março. Na trama, que falará sobre o período da ditadura militar no Brasil, Licurgo dará vida a Rubens, um líder revolucionário da luta armada que tem um romance com Jandira, personagem de Lúcia Veríssimo.

“Eles são um casal que vive uma paixão intensa. Sonham em construir uma família, mas seu ideal revolucionário é muito forte. Os dois vivem à beira de um abismo, enfrentando o perigo. Cada beijo deles pode ser o último”, diz. “Eles são a síntese da novela, são amor e revolução. O título (do folhetim), aliás, é uma fala do meu personagem”, revela o ator.

Apesar de Amor e revolução ainda nem ter começado a ser gravada, Spínola adianta que o telespectador o verá em muitas cenas de ação. “Rubens protagonizará sequências com perseguições, assaltos, sequestros”, lista. Para se preparar, o ator, que antes de ingressar na carreira artística foi tenente-dentista do Exército por um ano, conta que passará por um treinamento. “A vida militar não é exatamente novidade para mim. Vou relembrar o que já aprendi”.

Ler bastante também faz parte da preparação de Spínola para o papel. Na bibliografia do ator, aparecem obras como Abaixo a ditadura!, De Cláudio Martins, e Confesso que peguei em armas, de Pinheiro Salles. “Lendo, fiquei impressionado com o grau de crueldade dos militares e com a resistência dos que lutavam contra a ditadura. É esse sentimento, de morrer pela liberdade do País, que eu busco para construir o Rubens”, revela.

“A expectativa para a estreia no SBT é a melhor possível”, garante o experiente ator. Acredito que Amor e revolução será um marco na dramaturgia brasileira. Vamos tirar o véu desse período negro da história do nosso País”, afirma. “Acho que o público ficará curioso para saber mais sobre a história”.

Data: 08/01/2011
Fonte: Jornal do Commercio - PE
Tariana Hackradt - Folhapress

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Licurgo participa do Workshop da próxima novela do SBT, "Amor & Revolução"

O elenco da próxima novela do SBT, Amor & Revolução reuniu-se em São Paulo na última terça-feira (04), onde realizaram um workshop, sobre o período da ditadura militar, cenário da próxima novela das 22 horas da rede. O ator paranaense Licurgo, já está escalado e confirmado para participar da trama do horário nobre do SBT. Licurgo interpretará o personagem Rubens Bastitelli, líder da luta armada que se colocará contra o regime imposto pelos militares.


Sobre como dar vida a este novo personagem, o ator disse que utilizará toda a sua vivência, suas crenças em favor da igualdade e na solidariedade entre as pessoas. "Foi um período muito difícil para o país, onde poucos ousavam defender seus ideais, muito menos lutar por eles. Interpretar este personagem será um imenso prazer, assim como uma imensa responsabilidade. Tenho certeza que o público receberá muito bem esta novela, que além de entreter, relembrará fatos importantes da história recente brasileira", disse o ator.

A nova novela do SBT têm a sua estréia prevista para março deste ano.

Data: 05/01/2011
Assessoria de Imprensa Ator Licurgo
Fotos: Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)